ALASS (Associação Latina de Análise de Sistemas de Saúde) e GISEH (Gestão e Engenharia de Sistemas Hospitalares) estão a organizar o seu primeiro congresso conjunto em Liège, de 4 a 6 de Julho de 2024, com o tema principal :

Juntos !

Os desafios do trabalho em rede no domínio da saúde

Em todo o mundo, a mobilidade de pacientes e médicos, a especialização de determinados centros e muitos outros fatores significam que a colaboração entre os vários participantes do sistema de saúde deve ser constantemente aprimorada.

Na Bélgica, a reforma do cenário hospitalar está em andamento. O objetivo das redes clínicas locais e regionais que estão sendo estabelecidas é criar um novo modelo organizacional para oferecer atendimento de alta qualidade, eficiente e acessível aos pacientes em uma determinada área geográfica, por meio da colaboração clínica entre hospitais.

Reunir as comunidades ALASS e GISEH é uma oportunidade de analisar a questão das redes, mas também de ampliar nosso pensamento sobre colaboração e agrupamento nos sistemas de saúde.

Isso abrange, entre outras coisas:
– Redes, uma colaboração necessária
– Agrupamento de recursos
– Procedimentos técnicos, anatomia patológica, genética, robotização, impressão 3D etc.: agrupamento
– Organização técnica para esse agrupamento
– Agrupamento de recursos humanos
– Colaboração/mutualização de todos os participantes dos sistemas de atendimento
– Divisão do trabalho de forma diferente
– Pressão financeira
– Organização estrutural, política e distribuição de recursos

Também examinaremos os temas de interesse tradicionais do GISEH e do CALASS:
Gestão estratégica de sistemas de atendimento, engenharia de sistemas de atendimento, direção de sistemas de atendimento, mudança organizacional e gestão do conhecimento, financiamento e reembolso de serviços de saúde, gestão de estabelecimentos sociais e de saúde, tecnologia da informação e comunicação, sistemas de informação, gestão de riscos para o paciente, planejamento e gestão de pessoal, regulamentação profissional, saúde pública, epidemiologia, atendimento ao idoso, envelhecimento da população, aumento de doenças crônicas, condições de acesso a serviços e equidade, direito à saúde e legislação de saúde, saúde mental, experiência do paciente, inteligência artificial, …

Gostaria de compartilhar os resultados de sua pesquisa ou simplesmente trocar ideias com pesquisadores de alto nível e profissionais da área de saúde? Estamos ansiosos para recebê-lo!

Datas importantes

Abertura das propostas: 1º de outubro de 2023
Encerramento das propostas : 15 de março de 2024 (FECHADO)
Abertura das inscrições: 1º de abril de 2024
Notificação de aceitação: 15 de abril de 2024
Artigo definitivo: 15 de maio de 2024